segunda-feira, 18 de março de 2013

Mais de um milhão de fiéis devem ir à missa inaugural de papado, em Roma

13 de março - Movimentação na Praça São Pedro momentos antes da fumaça branca sair dachaminé da capela Sistina (Foto: Paul Hanna/Reuters)
O governo italiano se prepara para receber mais de 1 milhão de pessoas na missa solene, que marcará o início do pontificado do papa Francisco na próxima terça-feira, dia 19 de março, a qual também deverá contar com a presença de aproximadamente 150 delegações oficiais de outros países.
Ao término da reunião da Comissão Provincial para a Ordem e a Segurança da província de Roma, convocada especialmente para a organização da missa inaugural, o governador regional da capital italiana, Giuseppe Pecoraro, informou nesta sexta-feira (15) que o esperado é que a maioria dos fiéis sejam  latino-americanos.
"Adotaremos tais medidas para poder abrigar mais de 1 milhão de pessoas. É com esta previsão que estamos trabalhando", declarou Pecoraro aos jornalistas ao término do encontro.
De acordo com o governador regional de Roma, o dispositivo preparado para missa inaugural será similar ao desdobrado para na ocasião da morte de João Paulo II e da missa de inauguração do pontificado de Bento XVI em 2005, embora seja "mais flexível em termos de segurança";
"Instintivamente diria que a maior parte dos fiéis chegará da América do Sul, enquanto os romanos irão à Praça São Pedro do Vaticano no domingo [para o Ângelus], já que a próxima terça-feira não será feriado na Itália", acrescentou.
Pecoraro explicou que não será necessário fechar os colégios e nem os escritórios da administração pública na próxima terça-feira.
De acordo com governador regional, a maioria das ruas não será fechada aos pedestres, mas haverá muitas mudanças no trânsito por causa do esquema de segurança.
Já o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, que também participou da reunião da Comissão provincial, afirmou que o 'principal problema' da missa inaugural em termos de organização será o da recepção das delegações oficiais que comparecerão à cerimônia, um fato que deve causar muitas mudanças no trânsito dos veículos.
Entre as personalidades presentes na missa inaugural do pontificado do jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio estará a presidente de seu país, Cristina Kirchner, assim como o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Dentro da ampla delegação latino-americana estará a presidente Dilma Rousseff, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, o mexicano, Enrique Peña Nieto, o paraguaio, Federico Franco, e a costarriquenha, Laura Chinchilla, além do ministro das Relações Exteriores da Guatemala, Fernando Carrera.
Entre os líderes europeus, estarão os príncipes de Astúrias, Felipe e Letizia, e o presidente da Espanha, Mariano Rajoy, assim como a chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro da França, Jean-Marc Ayrault.

Nenhum comentário:

Postar um comentário