terça-feira, 10 de junho de 2014

Chuva deixa cidades em estado de emergência

Curitiba e Florianópolis (AE) - Cerca de 151 cidades foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o Paraná e  Santa Catarina desde o final de semana. No Paraná, 124 dos 399 municípios foram afetados e 79  haviam decretado estado de emergência, até as 18h de ontem. A chuva afetou 106.389 moradores. Em SC, foram 27 cidades afetadas, de 295, de acordo com informações da Defesa Civil dos dois Estados.

 Até a noite de ontem, seis pessoas estavam desaparecidas por causa das chuvas no Paraná. Segundo a Defesa Civil do Estado, quatro são da região de Guarapuava, no sul do Estado,  outra é de Altamira do Paraná, no oeste, e a sexta, de Rebouças, no sudeste. Nove pessoas já morreram no Estado. A última vítima foi um aposentado morador de Curitiba que teve sua casa invadida pela enchente. Santa Catarina também se recupera de temporais que afetaram 27 municípios.

A vazão das Cataratas do Iguaçu é a maior em três décadas. Segundo dados da Companhia Paranaense de Energia, durante a manhã de ontem foi registrado um volume de 46,3 milhões litros por segundo, volume 30 vezes maior que o normal. O recorde anterior, de 1983, era de 35 milhões de litros por segundo. Por questões de segurança, a administração do Parque Nacional do Iguaçu suspendeu os passeios de barco e fechou as passarelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário