Operadoras e agências de viagens já estão vendendo pacotes para Carnaval, Semana Santa e até para julho próximo
O ano nem bem virou e muita gente já conta os dias para os feriados de Carnaval e Semana Santa. De olho nisso, as operadoras de turismo e agências de viagens já "estão em campo", vendendo pacotes para essas datas, e até para julho próximo, apesar de o preço das passagens aéreas terem aumentado cerca de 53% em 2011. "Já começamos a trabalhar essas vendas", confirma a direção da CVC Viagens, uma das maiores operadoras do País.
Em 2012, os destinos internacionais são os que estão fazendo a cabeça de quem quer aproveitar essas folgas. Miami, Orlando, Buenos Aires, Santiago e Lisboa lideram o ranking de localidades mais procuradas fora do País.
Por aqui, o tradicional Rio de Janeiro não tinha como ficar de fora, mas há bastante procura também por Serras Gaúchas, Jericoacoara, Salvador e Porto de Galinhas.
Compra antecipada
"Os turistas estão mais organizados e comprando os pacotes com antecedência", explica o gerente de Viagens de Lazer, da Casablanca Turismo, Cláudio Régis, ao justificar a antecipação nas vendas de pacotes para o restante do ano.
E é justamente essa antecedência que pode fazer a diferença entre pagar barato ou não. "O passageiro que estiver pensando em viajar na Semana Santa não deve deixar para depois. Tem muito destino já lotando, e ele sempre pagará mais barato comprando antes, além de ter uma melhor opção de escolha. Deixando para cima da hora, ele pode não encontrar mais, por exemplo, apartamentos estilo bangalô. As companhias aéreas também cobram menos se o bilhete for comprado antes", recomenda o gerente regional de vendas para o Nordeste da CVC, Ramon Lamas.
A consultora de viagens da Voe Mais Turismo, Darkinha Menezes, ratifica o conselho. De acordo com ela, o aumento nos preços "é natural", porque além do período ser de alta estação, há elevada demanda de passagens aéreas, e nos hotéis dos destinos mais procurados, só restam suítes.
A prova é tanto que o pacote de viagem para Miami e Orlando pela Casablanca Turismo, no Carnaval, está saindo por valores a partir de US$ 2.650, por pessoa, incluindo passagens e hospedagens.
Já quem preferir esperar e viajar apenas na Semana Santa, pagará a partir de US$ 1.700. "Está mais barato que ir para o Rio de Janeiro", destaca a agende de vendas da Casablanca Turismo, Isabelle Costa.
Crise favorece
A crise financeira na Europa e nos Estados Unidos que, para alguns setores da economia podem representar perdas de negócios, para o segmento de turismo, o problema está sendo visto como oportunidades de ampliar as vendas. Com o dólar e o euro desvalorizados e os países afetados em busca de atrair consumidores, preços de pacotes para esses locais podem ter valores reduzidos neste ano.
"Estamos negociando com agentes deste países, pacotes (preços de hotéis e serviços) mais baratos", informa o gerente de viagens de lazer da Casa Blanca Turismo. Darkinha Menezes tem a mesma expectativa. Para ela, além da crise, o câmbio também pode ajudar o cearense a viajar mais em 2012. "O Chile está na moda e Buenos Aires tem preços baixos, por conta do câmbio", acrescenta a consultora.
Investimento
1,7 mil dólares é o preço inicial dos pacotes para a Semana Santa em Miami e Orlando. No Carnaval, o valor para esses destinos sobe para, no mínimo, US$ 2.605
Passagens aéreas 52,91% mais caras
Rio As passagens aéreas tiveram um aumento de 52,91% em 2011, após terem subido apenas 3,17% em 2010. A disparada nos preços fizeram o item ter impacto de 0,19 ponto porcentual na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou 2011 aos 6,5%, informou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2010, a contribuição das passagens aéreas para a inflação no ano havia sido de apenas 0,01 p.p. Foi a primeira vez que o item passagens aéreas foi um dos principais impactos na inflação.
"Cerca de 35% a 40% dos custos das passagens aéreas são do querosene de aviação, do combustível. E o combustível vem aumentando. Além disso, outros custos vêm pressionando, e a demanda tem sido bastante forte, principalmente para algumas rotas onde as pessoas vão mais para fins de lazer e férias, como ocorreu em 2011 com o evento do Rock in Rio, no Rio de Janeiro. Então as passagens aéreas disponibilizadas para compra foram bastante altas", disse Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE.
Na passagem de 2010 para 2011, a inflação do grupo Transportes subiu de 2,41% para 6,05%. O grupo teve impacto de 1,13 ponto porcentual na taxa de 6,5% do IPCA do ano. Em 2010, a contribuição havia sido de apenas 0,46 p.p. "Na verdade, a maioria dos itens que compõem os transportes aumentou mais de um ano para o outro. É o segundo grupo de maior peso no IPCA (18,69%)", disse. "A gasolina tem a pressão de demanda por causa do aumento da frota".
Impacto
35% a 40% dos custos das passagens são do querosene de aviação. E o preço do combustível vem aumentandofonte diario do nordeste
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