domingo, 20 de julho de 2014

Hospital Regional de Caraúbas implanta serviço de ouvidoria


O Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, informa à população que através da portaria nº 006/14 implantou na unidade hospitalar o serviço de Ouvidoria, com o objetivo de ampliar a comunicação entre estes e a equipe de saúde. 

O serviço de Ouvidoria do SUS é um canal de comunicação que tem respaldo legal na Constituição Federal – art. 37,  parágrafo 3º, Inciso I, que prevê a existência de lei que disciplina as formas de participação do usuário na administração direta e indireta, no artigo 196 a 200 que define saúde como direito de todos e dever do estado,  na Politica Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS – ParticipaSUS, que vislumbra a implantação de Ouvidorias como forma de fortalecer a gestão estratégica e participativa do SUS e na Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, que contem dispositivo que garante aos cidadãos o direito de se expressar e ser ouvido nas suas queixas, denuncias, necessidades, sugestões e outras manifestações por meio das Ouvidorias, sendo sempre respeitado a privacidade, sigilo e confidencialidade.
O diretor geral do HRAPS, Caio Cesar Ferreira Targino, avalia o serviço como uma das alternativas para melhoria do serviço e diz que: “é muito importante o serviço de ouvidoria, uma vez que teremos a oportunidade ampliar a comunicação, recebendo e dando respostas aos usuários que sinta a necessidade de sugerir, criticar e reclamar daquilo que não está sendo satisfatório, é um direito de cada um se expressar”.
Para atender as demandas dos usuários (as), o diretor do HRAPS nomeou a Senhora Edilma Soares da Silva, como ouvidora, que terá entre outras atribuições, receber, examinar e encaminhar as demandas aos setores e profissionais competentes e acompanhar as providencias na solução dos problemas apontados.

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