quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CONVITE PARA AS CELEBRAÇOES DE TODOS OS SANTOS E FINADOS

  • NESTA QUINTA FEIRA AS 16;00 HORAS CELEBRAÇAO = CAPELA DE SAO FRANCISCO   LINGUA DE VACA
  • NESTA QUINTA AS 19;00 HORAS CELEBRAÇAO CAPELA DE NOSSA SENHORA DE FATIMA =COMUNIDADE MARIANA 
  • NESTA QUINTA AS 19;00 HORAS CELEBRAÇAO CAPELA DE NOSSA SENHORA DA SAUDE = COMUNIDADE SAO GERALDO
  • NESTA SEXTA FEIRA DIA DE FINADOS AS 07;00 HORAS DA MANHA, E AS 16;30 CELEBRAÇAO DE FINADOS NO CEMITERIO DE URSULINA.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

8º Mutirão Brasileiro de Comunicação será lançando nesta quarta-feira em Natal



Uma programação, composta de palestra e programa radiofônico, marca o lançamento oficial do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação - Muticom, dia 31, quarta-feira próxima. Pela manhã, das 9 às 11 horas, o lançamento será no auditório do Laboratório de Comunicação, no Campus da UFRN, em Natal. Na ocasião, será proferida uma palestra sobre o tema: “Comunicação e participação: meios e processos”, com o Padre Ermanno Allegri, diretor da Agência de notícias Adital, de Fortaleza (CE). Além da palestra, será apresentada a programação  e a canção do 8º Muticom, que será sediado na UFRN, no período de 27 de outubro a 01 de novembro de 2013. Da solenidade, também participarão o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, bispo de Campina Grande (PB) e  membro da Comissão de Comunicação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB; diretores e professores da UFRN e representantes da imprensa potiguar.
               Ainda, no dia 31, das 14 às 15 horas,  algumas emissoras de rádio levarão ao ar o programa “Especial Muticom”, com a participação dos coordenadores do evento; da Irmã Élide Fogolari, da CNBB; do Professor Miguel Pereira,  da PUC/RJ, que coordenou a sétima edição do Mutirão; da Irmã Helena Corazza, presidente da Signis Brasil, e de pessoas de várias partes do Brasil, que já estão se preparando para participar do 8º Muticom.
               As duas atividades marcam um ano de preparação.

O que é o Muticom
               Os Mutirões Brasileiros de Comunicação vêm sendo realizados desde 1998, em continuidade aos Congressos Brasileiros de Comunicação Social, promovidos pela União Cristã Brasileira de Comunicação – UCBC.  Os sete mutirões anteriores aconteceram nas seguintes cidades: Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP),  Salvador (BA), Guarapari (ES), Belém (PA), Porto Alegre (RS) e, o último, foi realizado no Rio de Janeiro, em julho de 2011.
Os Mutirões são promovidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, juntamente com outras instituições. No caso específico da oitava edição, o Muticom funcionará como um projeto de extensão do Curso de Comunicação Social, da UFRN. O evento reúne profissionais, estudantes, pesquisadores da comunicação, pessoas envolvidas com a comunicação na Igreja Católica e comunicadores populares.
Programação do 8º Muticom
               A abertura do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação acontecerá na noite do dia 27 de outubro de 2013, no auditório do Hotel Praia Mar, Via Costeira, Natal. A partir do dia 28, as atividades se concentrarão no Campus da UFRN.
               Diariamente, a cada manhã, haverá um seminário; e, à tarde, grupos de trabalhos. A programação também constará de atividades espirituais e culturais. A conferência sobre o tema do Muticom – “Comunicação e participação cidadã: meios e processos” – será proferida por Muniz Sodré, escritor e professor emérito da UFRJ.       
Preparação
                Há cerca de dois anos, as instituições organizadoras, principalmente a Arquidiocese de Natal e o Departamento de Comunicação da UFRN, vêm se preparando para o 8º Muticom. Cinco equipes – Acadêmica, Comunicação, Infraestrutura, Cultura e Espiritualidade  - vêm se reunindo, periodicamente, para preparar o evento.
               As pessoas, do Rio Grande do Norte e de outros estados, também podem se preparar, com antecedência, para participar do evento.  Os interessados poderão, por exemplo, fazer reserva da hospedagem, já a partir de 01 de novembro próximo. No site no Mutirão – www.muticom.com.br – terá um link com sugestões de locais de hospedagem. Nesse espaço, as pessoas poderão solicitar a reserva de hotel, assim como de passagens aéreas
               As inscrições estarão abertas a partir do dia 01 de março de 2013, também no site do Muticom.
Fonte: Arquidiocese de Natal

Secretário Chefe do Gabinete Civil e Controlador Geral do Estado tomam posse



A governadora Rosalba Ciarlini empossou na manhã desta terça-feira (30) o novo Secretário Chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, e o novo Controlador Geral do Estado, Anselmo Carvalho. Os termos de posse foram assinados no Gabinete da Governadora, na Governadoria, e lidos pela coordenadora da Assessoria de Comunicação do Governo, Aglair Abreu.
Após o ato, o novo Secretário Chefe do GAC despachou com com Anselmo Carvalho, que ocupava o cargo, e com o secretário de Estado do Planejamento, Obery Rodrigues.
O ato de posse contou com a presença dos secretários de Estado Obery Rodrigues (Planejamento); Esdras Alves (Relações Institucionais); Alexandre Mulatinho (Comunicação Social); Alexandre Varela (adjunto da Control); e o presidente do Instituto de Previdência do RN – IPERN, José Marlúcio.fonte blog do robson pires

Presidenta debate com ministros ações de enfrentamento à estiagem


A presidenta Dilma Rousseff debateu nesta terça-feira (30) as ações de enfrentamento à estiagem com os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, da Fazenda, Guido Mantega, do Planejamento, Miriam Belchior, da Agricultura, Mendes Ribeiro, do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e da Defesa, Celso Amorim.
O Ministério da Integração Nacional, que coordena as ações, divulgou um balanço das ações emergenciais de enfrentamento à estiagem, com R$ 3 bilhões liberados e mais de 3 milhões de famílias diretamente beneficiadas. Atualmente, 1.245 municípios estão em situação de emergência devido à falta de chuva, segundo dados da Secretaria Nacional de Defesa Civil.
O pacote inclui programas como Bolsa Estiagem, Garantia-Safra e Água para Todos, além de repasses por meio do Cartão de Pagamento da Defesa Civil, recuperação de poços e uma linha especial de crédito. Os trabalhos acontecem desde abril, em articulação com dez estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), que formaram comitês para controle e execução das ações.
Esses grupos vão apresentar seus balanços e sugestões na próxima reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no dia 9 de novembro, em Salvador (BA).fonte blog do robson pires

As chuvas no Piauí


Os antigos dizem que chuva no Piauí é um bom sinal para nosso RN. Se for assim, Centro de Previsões de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) prevê precipitações pluviométricas no centro e no sul daquele estado no início de novembro.
Vamos aguardar.fonte blog do robson pires

Rosalba e Robinson e o tabuleiro político para 2014


As escaramuças políticas entre a governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini (DEM) e o vice-governador Robinson Faria (PSD) promete prosseguir até a eleição estadual de 2014 quando eles deverão se enfrentar nas urnas.
Com a saída de Robinson da chapa de Rosalba  a vaga de vice fica aberta para possíveis aliados, junto com os apoios de apenas uma vaga para o senado. Comenta-se nos bastidores que o deputado federal Henrique Eduardo(PMDB) almeja disputar esta vaga, mas ainda é cedo para afirmar. Já o deputado federal João Maia, mais ecorregadio do que piau-sabão (peixe que é encontrado nas águas do Rio Piranhas) está só na mutuca. Se houver uma brecha ele entra. É um sonho que ele acalenta.
Do lado de Robinson Faria, a vaga de vice também ainda está aberta, mas para o senado, nomes como o da ex-governadora e atual vice-prefeita eleita de Natal, Wilma de Faria(PSB) e o da deputada federal Fátima Bezerra já estão sendo especulados.fonte blog do robson pires

Seca provoca cenário desolador no sertão da Paraíba


O Globo Rural destacou que a falta de chuva secou açudes, prejudicou lavouras, transformou a paisagem. Na propriedade de José Neto, em Pedra Branca, no sertão do estado, a vegetação que servia de alimento para o gado, secou. Sem ter como sustentar os animais, ele tentou vender o rebanho de 30 cabeças, mas só conseguiu negociar os animais que estavam em melhor estado.
Os que restaram, procuram tirar dali mesmo algum alimento, sem sucesso. O criador diz nunca ter sentido de maneira tão severa os efeitos de uma seca. “É muito triste ver um animal com fome e não ter condições de salvá-lo”.
Às margens da rodovia, mais dezenas de animais mortos espalhados pelo caminho. Para conseguir andar por aqui, é preciso desviar dos ossos e carcaças que restaram.
Para não perder mais nenhum animal, Daniel Carvalho, de 61 anos, luta para manter o resto do rebanho. Ele começa bem cedo, prepara a carroça e saí em busca de Mandacaru, uma planta típica do semiárido nordestino e resistente à seca. Na propriedade, ele queima os espinhos e tritura. Depois mistura com farelo de galhos secos e serve para os animais. O rebanho magro e faminto não perde tempo.
Sem a principal fonte de renda, os criadores estão sobrevivendo do Bolsa Família, benefício do Governo Federal. Preocupado com a situação dos moradores da zona rural, o padre do município, Djacir Brasileiro, teve a ideia de publicar fotos e relatos na internet. Ele pretende chamar atenção para o drama vivido pelos sertanejos.

Planalto se prepara para romaria de prefeitos


Josias de Souza destacou que Dilma Rousseff encomendou à pasta da Fazenda um estudo sobre as dívidas das prefeituras com o Tesouro Nacional. Quer saber também qual foi o real impacto das isenções tributárias concedidas pelo governo à indústria no caixa das prefeituras. O objetivo é verificar se há espaço para socorrer os municípios.
Com isso, Dilma tenta antecipar-se ao que um de seus auxiliares chama de “romaria” de prefeitos a Brasília. Prefeitos em fim de mandato, com a corda no pescoço, e também os eleitos, incomodados com a perspectiva de receber heranças molestas ao tomar posse, em janeiro.fonte blog do robson pires

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Carlos Eduardo é eleito o prefeito de Natal...

Depois do segundo turno
Que aconteceu em Natal
Hermano Morais perdeu
Nesse ano eleitoral
Carlos quem foi o eleito
 E é o novo prefeito
Dessa grande capital
Com cinquenta e oito por cento
Dos votos que lhe elegeu
Hermano quarenta e um
Que na disputa perdeu
Com muita gente na fila
Foi uma eleição tranquila
Foi assim que aconteceu
Compromissos e desafios
Carlos vai ter que enfrentar
Ele prometeu bastante
Só não sei se ele vai dá
 Vai dá conta do recado
Esse é o Carlos Eduardo
Prefeito desse lugar
Um lugar maravilhoso
Com um belo litoral
Com muitos pontos turísticos
Nessa nossa capital
Com problemas pra resolver
Não sei como vai fazer
Na prefeitura, em Natal
(Lalauzinho de Lalau)

Parabéns para Rosalba ...

Rosalba Ciarlini recebeu homenagens na Governadoria
Parabéns para Rosalba
A Rosa que a gente tem
Que diz e faz pelo o povo
Sem dever nada a ninguém
Essa já passou na prova
Vamos gritar: viva a rosa
E aceite meus parabéns
A Rosa de muitos canteiros
Que tem um perfume só
Que agrada do rico ao pobre
No meu estado maior
A Rosa de punho forte
Do Rio Grande do Norte  
E do povo de Mossoró
Da Rosa que foi prefeita
E também foi senadora
Da Rosa mãe e amiga
Da Rosa que é doutora
Que brilhou na medicina
E agora na disciplina
É a Rosa Governadora
Uma rosa de muitas rosas 
Que nesse meu Brasil tem
Rosa, da força do povo
Que a nossa terra quer bem
Essa já passou na prova
Vamos gritar: viva a rosa
Aceite meus parabéns
(Lalauzinho de Lalau)

Flaviano Monteiro faz solicitação de transmissor da TV Assembléia para Apodi-RN

Em recente visita ao Deputado Getulio Rêgo em seu gabinete na Assembléia Legislativa, o prefeito e o vice prefeito eleitos de Apodi, Flaviano Monteiro e José Maria, respectivamente, acompanhados por Pedro Júnior, mantiveram contato com o Senhor Maurício Pandolphi, Diretor da Rádio e TV Assembléia, oportunidade em que reivindicaram a instalação de um receptor de imagens via satélite para transmissão do canal da TV Assembléia na cidade do Apodi.

“Nossa ideia diretor, é que além do acesso à programação da TV Assembléia em nossa cidade, possa ser criada um espaço para que Apodi e demais municípios do nosso Estado, que tem acesso ao canal, possam ter uma programação local, mesmo que semanalmente”. Argumentou Flaviano.
Assessoria de comunicação Flaviano Monteiro

Revisor do mensalão foi chamado de ‘Liberandowski’ e ‘vergonha nacional’ ao votar


lewandowski
Nas mídias sociais, o ministro Lewandowski começou a ser execrado assim que prolatou o seu voto.
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski foi hostilizado por eleitores ontem, enquanto deixava sua zona eleitoral após votar, no Brooklin (zona sul de São Paulo).
Seu papel como revisor do mensalão lhe rendeu, de um mesário, o apelido de “Liberandowski”. O mesmo rapaz perguntou se ele já tinha dado “um abraço” em José Dirceu, um dos réus que absolveu no julgamento. O mesário, um publicitário, não quis se identificar à reportagem.
Lewandowski deixou a escola Mário de Andrade por volta das 12h, de camisa azul, sorridente, dizendo que “o voto é secreto”.
Ele foi questionado se percebia, nas ruas, um tratamento oposto àquele reservado ao colega Joaquim Barbosa, relator do mensalão, que foi aplaudido no Rio, ao votar no primeiro turno, e que chegou a ganhar uma campanha virtual defendendo que vire presidente do Brasil em 2014.
“Nunca vi isso. Pelo contrário, só recebo cumprimentos. Muitas pessoas querem tirar foto comigo. Você vê aqui a tranquilidade”, disse.
Enquanto terminava de falar, eleitores dispararam expressões como “que nojo” e “vergonha nacional” a ele.
“Entrei na fila como um cidadão comum, pela porta da frente”, afirmou. No primeiro turno, ele entrou pela porta dos fundos da escola.fonte blog do robson pires

Flor do Caribe”, nova novela da Globo, será gravada em Natal e Extremoz


A coordenadora de produção da Rede Globo de Televisão, Tatine Lauria, esteve na Prefeitura de Extremoz para informar sobre os detalhes da gravação da próxima novela das seis, “Flor do Caribe”, que será gravada em Natal e nas praias de Extremoz.
A equipe chega no dia 11 de novembro e as gravações serão iniciadas no dia 19, com locações iniciais na Base Aérea de Parnamirim. As gravações serão encerradas no dia 21 de dezembro de 2013. Tatine informou que vem recebendo o apoio de todas as entidades ligadas ao turismo, bem como do Governo do Estado e da Prefeitura de Extremoz, por meio do secretário de Turismo, Fernando Bezerril, lembrou, também, que os atores principais serão Henri Castelli e Grazi Massafera.
Basicamente a emissora precisará de estrutura para isolamento de algumas áreas, pára poder aproveitar melhor as belezas naturais das dunas e praias de Extremoz. “Todas as solicitações vêm do Rio de Janeiro, sede da Rede Globo”, explicou Tatine Lauria.
Do blog do BG

PT, PMDB e PSDB vão governar quase 50% do eleitorado brasileiro

PT, o PMDB e o PSDB vão governar quase 50% do eleitorado brasileiro a partir de 2013. É o que mostra levantamento feito pelo G1. Encerradas as eleições municipais, os partidos conquistaram 2.369 prefeituras em todo o país, somando mais de 66,7 milhões de eleitores, de um total de 140,6 milhões.
O PT conseguiu eleger o prefeito na maior cidade do país, São Paulo, e também conquistou o maior número de prefeituras em cidades grandes – as com mais de 200 mil eleitores.
Sozinho, o partido governará quase 20% do eleitorado brasileiro, ou 27 milhões de eleitores. Apenas em São Paulo, onde Fernando Haddad derrotou o tucano José Serra, são 8,6 milhões.
O PT venceu a disputa em 16 dos 83 municípios com mais de 200 mil eleitores. Ainda assim, o partido perdeu espaço. Em 2008, haviam sido 20 prefeituras nas cidades grandes.
O PMDB governará 16,85% do eleitorado brasileiro, ou 23,1 milhões de eleitores. O partido foi vitorioso nas cidades pequenas, com eleitorado abaixo de 200 mil, e vai comandar 1.022 dessas prefeituras no país.
Já o PSDB foi o segundo partido que mais conquistou cidades com mais de 200 mil eleitores. A legenda vai governar 16,5 milhões de eleitores, 12,08% do eleitorado no país,



Dilma deverá troca PR de João por PSD de Robinson Faria em um de seus ministérios


O Partido Repúblicano(PR), presidido no Rio Grande do Norte pelo deputado federal João Maia, está cada vez mais perdendo o prestígio com a presidente Dilma Rousseff(PT). Depois de perder o ministro Alfredo Nascimento, ligado a João, a presidente nomeou Paulo Sérgio Passos, também do PR para a vaga, mas segundo fontes palacianas a presidente deverá entregar a pasta a partir de 2013 ao PSD, presidido no RN pelo vice-governador Robinson Faria.
Dilma Rousseff e Lula têm dito aos mais próximos que o PSD poderá ficar à frente da pasta e que o melhor nome seria o do atual prefeito Gilberto Kassab.fonte blog do robsonpires

INICIADA A CONSTRUÇÃO DE CISTERNAS EM CINCO MUNICÍPIOS DO OESTE POTIGUAR

 Parceria  garante a construção de 2.800 cisternas.
O Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários-SEAPAC e a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-SETHAS seguem capacitando as famílias dos municípios potiguares para que elas recebam cisternas.

Por falar nisso, as obras de construção dos reservatórios já foram iniciadas em cinco municípios oestanos: Riacho da Cruz, Itaú, Rodolfo Fernandes, Taboleiro Grande e Portalegre.
Ao todo, serão construídas 2.800 cisternas no RN.fonte caraubas hotnews

PSDB E PT ELEGEM MAIOR NÚMERO DE PREFEITOS NO SEGUNDO TURNO



O segundo turno das eleições, realizado neste domingo, trouxe várias surpresas e algumas confirmações. O bom desempenho do PT em centros importantes, o triunfo do PSDB em capitais do Norte e Nordeste e a vitória de pequenos partidos podem ser destacados.

Cerca de 50 municípios elegeram ou reelegeram seus respectivos prefeitos. Confira o desempenho de cada partido na segunda etapa do pleito:

#PSDB - 09
#PT - 08
#PMDB e PSB - 06
#PSD, PDT, PPS e PCdoB - 03
#PP e DEM - 02
#PV, PSOL, PR, PRB e PTC - 01fonte caraubas hotnews

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Pesquisa: Carlos Eduardo deverá ser o novo prefeito de Natal


Com um percentual de cerca 20% por cento de vantagem na mais recente pesquisa eleitoral na dianteira do seu concorrente Hermano Morais (PMDB) o instituto Consult enxerga uma vitória de Carlos Eduardo Alves (PDT) para prefeito de Natal nas eleições deste domingo.
A esta altura do campeonato uma virada está muito difícil. Há quem diga que Carlos já mandou encomendar o paletó de posse faz tempo.
A mais recente pesquisa deu: Carlos 51,5% contra Hermano 29,30%.fonte blog do robson pires

Condições climáticas do Rio Grande do Norte ganham no Globo Mar


Com 400 quilômetros de extensão o litoral potiguar oferece as condições propícias para a prática esportiva e pesqueira, segundo análise do Setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). Devido a esses aspectos favoráveis o RN tem sido constantemente procurado pela mídia nacional para coberturas jornalísticas que exploram o assunto. A equipe do Programa Globo Mar da TV Globo foi à última produção a visitar o Estado para uma série de reportagens que será exibida em 2013.
O Gerente de Meteorologia da EMPARN, Gilmar Bristot, foi entrevistado pela repórter da TV Globo, Poliana Abritta, sobre as condições do vento no litoral potiguar e a sua influência na pesca do peixe Albacora e na prática de alguns esportes como o kitesurf. Bristot. Para Gilmar Bristot o RN se destaca naturalmente graças à sua localização, próxima à faixa equatorial, onde existe a formação de uma faixa de baixa pressão facilitando assim o deslocamento do ar para essa região conhecida também como zona de convergência dos ventos alísiosfonte blog do robson pires

Rosalba na inauguração das Casas Bahia


A governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini participa agora da inauguração da primeira loja das Casas Bahia no Shopping Midway Mall em Natal.fonte blog do robson pires


Fábio Faria participa de carreata com Carlos e Wilma


Deputado federal pelo PSD, Fábio Faria esteve na noite dessa quarta-feira (24) ao lado do candidato apoiado pelo seu partido para a Prefeitura de Natal, Carlos Eduardo (PDT), em caminhada no bairro do Alecrim. O vice-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD, também acompanhou a movimentação política.
Além de Fábio e Robinson, o ex-prefeito Carlos Eduardo estava acompanhado da sua vice, ex-governadora Wilma de Faria, da deputada federal Fátima Bezerra (PT) e do prefeito de Parnamirim reeleito, Maurício Marques (PDT)fonte blog do robson pires

Arcebispo de Natal faz novas nomeações


O arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, assinou provisões dando novas funções a vários padres da Arquidiocese. O padre Cláudio Régio Bezerra recebeu o título de pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, no bairro Bom Pastor, Natal.
O diácono Inácio Lopes assume a coordenação arquidiocesana do Setor Juventude. Padre Valdir Cândido de Morais assume a coordenação do Setor Família e passou a ser diretor espiritual do Encontro de Casais com Cristo – ECC e do Segue-me.
Padre José Sílvio de Brito fica na coordenação do Setor de Leigos. A Comissão Bíblico-Catequética tem como presidente o diácono Edmar Araújo e como assistente eclesiástico o padre José Freitas Campos. Padre Elielson Cassimiro de Almeida coordena a Comissão de Liturgia e Sacramentos. O padre Fábio Pinheiro foi nomeado assistente eclesiástico do Movimento da Mãe Peregrina e da Liga das Famílias. Para o Terço dos Homens foi nomeado o padre Jorge Cardoso, como assistente eclesiástico, João Pinheiro, da Paróquia da Catedral, como coordenador arquidiocesano.fonte blog do robson pires

UFERSA abre concurso público

A Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Rio Grande do Norte, publicou edital N° 46/2012 de concurso público destinado ao preenchimento de 57 vagas para Professor Efetivo. A remuneração será de R$ 7.333,66 para Docente com o título de doutorado e de R$ 4.651,58 para mestrado, ambas em regime de dedicação exclusiva.


As oportunidades são para atuar nos campi de Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, sendo oito vagas para Professor na classe de Adjunto e 49 para Assistente.

A inscrição será realizada até o dia 29 de outubro de 2012, pelo site www.ufersa.edu.br/concursos e pagar a taxa de R$ 130,00 para cargos com exigência de titulação em nível de doutorado e de R$ 90,00 para mestrado.
A Prova Escrita, de caráter dissertativo, ocorrerá no dia 18 de novembro de 2012, no horário de 08h00min às 12h00min, no local informado no cartão de inscrição do candidato, disponível no endereço www.ufersa.edu.br/concursos.
A Prova de Aptidão Didática será realizada pelos candidatos aprovados na Prova Escrita, no dia, horário e local determinados pela Comissão Permanente de Processo Seletivo, sendo divulgados no endereço www.ufersa.edu.br/concursos.
A validade do certame será de um ano, a contar da homologação do respectivo resultado, prorrogável por igual período, de acordo com as necessidades e conveniências institucionais.

Em Brasília, Rosalba fala da construção de novo hospital de traumas do RN.

Em reunião técnica nesta quarta-feira (24) no Ministério da Saúde, em Brasília, a governadora Rosalba Ciarlini conseguiu antecipar ações de um plano para o enfretamento de calamidade pública na saúde do estado.
Acompanhada do secretário estadual de Saúde, Isaú Gerino Vilella, e da secretária municipal de Natal de Saúde, Maria Joilca Moreira, a chefe do executivo potiguar fez um balanço das medidas já tomadas pelo governo para melhorar o atendimento de urgência e emergência no estado.
Dando enfoque à região metropolitana de Natal, Rosalba aproveitou o encontro para reafirmar seu compromisso em lutar para zerar as filas de cirurgia ortopédica, agilizar a construção do novo hospital de traumas da Região Metropolitana de Natal, manter em dia o abastecimento das necessidades básicas dos hospitais da rede pública estadual e colaborar na transformação dos hospitais regionais em centros de referência, em cidades como Pau dos Ferros, Caicó e Assu. “Não vamos desistir de colocar dentro da normalidade o atendimento de urgência e emergência do nosso estado. Convocaremos sempre que necessário o ministério da Saúde para nos ajudar a solucionar esses problemas”, desabafou.
Rosalba durante a reunião.fonte blog do joao marcolino

REINO UNIDO: METEOROLOGISTAS PREVEEM "CHUVA DE SANQUE"

Se os meteorologistas estiverem certos, os britânicos do sudeste podem ser testemunhas de um fenômeno raro e inusitado nesta semana: a chamada chuva vermelha, também conhecida como chuva de sangue.

O fenômeno ocorre quando a poeira de regiões desérticas se mistura com a umidade das nuvens, resultando em uma chuva de coloração avermelhada que deixa uma fina camada de pó sobre ruas, casas, árvores e outras superfícies.

Segundo especialistas, a poeira vermelha é proveniente de fortes tempestades de areia no deserto do Saara que, apesar de ocorrerem a 2 mil quilômetros de distância, levantam partículas minúsculas levadas pelo vento para outras regiões. Mais detalhes clique aqui!

FONTE: Uol

BANCO DO NORDESTE REALIZARÁ FNE ITINERANTE NA CIDADE DE CARAÚBAS/RN


Está agendada para o dia 07 de novembro a realização do FNE Itinerante 2012 na cidade de Caraúbas/RN. 
O evento, que visa a promoção e divulgação das condições de acesso ao crédito do Banco do Nordeste, tem como público-alvo os micro e pequenos empresários. Eles podem futuramente solicitar recursos mediante o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

O encontro será realizado a partir das 18h30min na Casa de Cultura Popular "Manoel do Violão".fonte caraubas hotnews

GOVERNO DO ESTADO ASSEGURA LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DE BARRAGEM NO RIO UMARI


Rio banha várias localidades rurais caraubenses.
Dias atrás o deputado estadual Dibson Nasser (PSDB) defendeu a perenização do rio Umari, como forma de resolver o problema de falta de água no Vale do Apodi. Ele fez essa solicitação ao secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Antônio Gilberto Jales, em requerimento protocolado na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
Felizmente, o benefício está assegurado. A barragem, denominada a princípio de Umarizeira, beneficiará centenas de famílias que residem em localidades rurais dos municípios de Caraúbas/RN e Apodi/RN.
Em audiência em Brasília na última terça-feira (23), com o ministro da Integração, Fernando Bezerra, a governadora Rosalba Ciarlini conseguiu a garantia de liberação de mais de R$ 130 milhões do PAC da Seca para outras obras no Estado.fonte caraubas hotnews

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Lula: “Os ricos não precisam da Prefeitura. Eles só têm que pagar os impostos deles direitinho”

O ex-presidente Lula foi a Fortaleza nesta terça-feira, para um comício do candidato a prefeito, pelo PT, Elmano de Freitas.
Elmano é o candidato da prefeita Luizianne Lins, que sofreu momentos de profundo desgaste…mas levou o candidato para o segundo turno, mas com vantagem de apenas 2,12% sobre o adversário Roberto Cláudio, do PSB, apoiado pelo governador Cid Gomes.
A vantagem tímida levou Lula à capital cearense, para tentar manter a Prefeitura sob comando do PT.
Além de participar de carreata, Lula fez comício.
Desagradou…os mais favorecidos.
“Os ricos não precisam da Prefeitura. Eles só têm que pagar os impostos deles direitinho. Agora, na hora de dividir o dinheiro arrecadado, é a parte mais pobre da população que tem que receber a melhor fatia e a maior quantidade de dinheiro”, declarou o ex-presidente.
*
Enquanto Lula falava na Praça do Ferreiro, na tarde de Fortaleza, o governador Cid Gomes (PSB), que pediu licença do mandato para reforçar a campanha de Roberto Cláudio, pegou um triciclo amarelo e saiu pedalando pela periferia da cidade, distribuindo adesivos de seu candidato.fonte thaisa galvao

Potiguar Marcelo Alves disputa vaga de desembargador federal



Procurador da República, o potiguar Marcelo Alves Dias, disputa hoje vaga na lista sêxtupla para indicação do cargo de desembargador federal, do Tribunal Regional Federal da Quinta Região, com sede em Recife.
A disputa será para ocupar a vaga do desembargador aposentado Paulo Gadelha.
A eleição também ocorre por indicação da OAB, pelo Quinto Constitucional.
Na vez, o Ministério Público Federal.
Estão aptos a votar todos os procuradores da República do Brasil.
A lista sêxtupla passará pelo crivo do Tribunal, em Recife, que encaminhará lista tríplice para indicação da presidente Dilma Rousseff.
*
Marcelo é filho do deputado José Dias e de Diúda Alves.fonte thaisa galvao

Dilma: será ‘fulminante’ ao indicar novo ministro


A coluna de Mônica Bergamo destaca nesta quarta-feira(24) que a presidente Dilma Rousseff já avisou a interessados: se acharam que ela foi rápida ao indicar Teori Zavascki para ser ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), na próxima oportunidade ela será “fulminante”. Não quer demorar mais do que três dias para revelar o nome do escolhido. Dilma escolherá o substituto do ministro Carlos Ayres Britto, que se aposenta em novembro. E quer evitar os intensos lobbies que se formam em torno das indicações do Supremo. Se puder, não consultará nem mesmo Lula. O próximo ministro do STF será o relator do mensalão do PSDB, conhecido também como “mensalão mineiro”.
A última nomeação em que Dilma se viu pressionada para o STF foi a do ministro Luiz Fux. As recomendações partiram de Antonio Palocci, Delfim Netto, João Pedro Stédile, do MST, e até de Roger Agnelli, ex-presidente da Vale. Sem contar o apoio de réus do mensalão, que viam nele um possível voto pela absolvição. Fux acabou condenando quase todos.fonte blog do robson pires

Governo não tem prazo para reforma da Previdência, diz Garibaldi

Deu no Valor Econômico:
O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, afirmou nesta quarta-feira que não há prazo definido para a reforma das pensões previdenciárias. “Essa é uma legislação que consideramos anacrônica, mas não será do dia para a noite que vamos mudar isso”, disse, após participar do 33º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, em São Paulo, organizado pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).
Garibaldi se disse determinado, no entanto, a fazer essa mudança durante seu mandato, embora tenha ressaltado a dificuldade em implementar o projeto. “Não daria um prazo muito certo porque tenho receio de cobranças”, afirmou. “Temos um projeto amplo, mas temos que submetê-lo à Fazenda, à Casa Civil e ao [ministério do] Planejamento, e aí vai para a Presidência”.

Obras da “Rota do Sol Nascente” estão adiantadas

Estão bastante avançadas as obras de duplicação e urbanização da rodovia estadual que liga Mossoró ao município-praia de Tibau, que passará a ser chamada de “Rota do Sol Nascente”.
O asfalto já está sendo colocado em vários trechos da estrada, devendo a primeira etapa ficar pronta até o início das férias, período em que os mossoroenses se transferem para Tibau.
O Governo do Estado está investindo R$ 39 milhões.

Ministério da Cultura vira parceiro do projeto de restauração da Fortaleza dos Reis Magos


O projeto arquitetônico e paisagístico da Fortaleza dos Reis Magos foi apresentado nesta quarta-feira (24) à ministra da Cultura, Marta Suplicy, durante audiência em Brasília. A governadora Rosalba Ciarlini e a secretária Extraordinária para Assuntos da Cultura, Isaura Rosado, detalharam todo o plano de restauração do Forte, orçado em quase R$ 3 milhões, aos técnicos do Ministério que participaram da reunião.
Diante da explanação do projeto, a ministra Marta assumiu o compromisso de estabelecer uma parceria do Ministério da Cultura com o Governo do Estado para dar agilidade à liberação dos recursos financeiros e viabilizar o início da restauração.  “O projeto da governadora é uma beleza. O Forte já é lindo, mas a implantação do projeto o tornará ainda mais atrativo, porque ele deixa de ser apenas uma estrutura física bonita para ser um atrativo cultural”, disse.fonte blog do robson pires

JUSTIÇA APURA VOTO DE ELEITORA MORTA HÁ 11 ANOS.

A Corregedoria Eleitoral do Espírito Santo vai apurar a denúncia de que uma mulher, morta há 11  anos, “votou” para prefeito nas eleições do último dia 7 de outubro. O voto dela foi registrado na sessão 0162 na Zona Eleitoral 0030, em Nova Venécia, município que fica a 250km de Vitória, na região Noroeste do estado.
 
A informação sobre as providências foi dada pela assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). O desdobramento do fato poderá vir a ser uma investigação da Polícia Federal, por se tratar possivelmente de um caso de falsificação do título de eleitor  007666521473.
Carmem Mota Lusquinho foi enterrada no dia 17 de outubro de 2001, no cemitério da cidade. Consta da certidão de óbito, expedida pelo Cartório Romeu Cardoso, que Carmem morreu sem possuir título de eleitorfonte blog carlos santos

Fábio Faria se reúne com prefeito eleito de Apodi

O prefeito eleito do município de Apodi, Flaviano Monteiro (PC do B), e o vice José Maria (PSD) foram recebidos pelo deputado federal Fábio Faria (PSD) nesta quarta-feira (24). Em pauta, investimentos viabilizados pelo parlamentar nos próximos quatro anos.

"Já destinamos para Apodi este ano recursos para a construção de passagem molhada na comunidade Queimadas, reforma de unidades de saúde, pavimentação de ruas e construção de cartório eleitoral. Agora, o prefeito e sua equipe vão definir as prioridades para 2013, para que possamos apoiar a realização de novas obras", relatou Fábio Faria.

"Já estamos trabalhando muito, nos reunindo com representantes dos mais diversos segmentos da sociedade, ouvindo a população para que possamos definir as prioridades para o município", disse Flaviano Monteiro, que é o primeiro prefeito eleito pelo PC do B no Rio Grande do Norte e obteve maioria de quase três mil votos sobre a atual prefeita.fonte santana news

O cabaço caro da porra: Virgindade de brasileira é comprada por japonês por mais de R$ 1,5 milhão.

A virgindade da estudante brasileira Catarina Migliorini, de 20 anos, foi vendida na manhã desta quarta-feira por US$780 mil, o que equivale a mais de R$1,5 milhão. Ela foi escolhida em um concurso para a produção de um documentário que vai mostrar o cotidiano da virgem, os preparativos para o leilão e a primeira relação sexual dela.
O vencedor é um japonês que se identificou como Natsu. Nas últimas horas do leilão, ele disputou com um americano, que fez lance de US$740 mil, e um indiano que ofereceu US$730 mil. O ato sexual acontecerá 10 dias após o encerramento do leilão, que será no dia 3 de novembro.
Segundo o regulamento do programa, o vencedor deve apresentar um exame médico que certifique boa saúde. Ele também não poderá beijar a virgem, usar brinquedos sexuais, envolver outras pessoas ou filmar a relação. A duração do ato sexual deverá ser acordada entre os dois, mas o tempo de consumação mínimo é de uma hora.
Cabaço caro e japonês papangu!

SÃO JOSÉ DO SERIDÓ/RN: HOMEM TEM ÓRGÃO SEXUAL PICADO POR COBRA

Uma cobra da espécie jararaca picou o pênis de um pecuarista na zona rural de São José do Seridó, município a 227 quilômetros de Natal. Segundo o irmão da vítima, na tarde do domingo (21) o homem usou um banheiro desativado, e ao sentar no vaso sanitário foi surpreendido pela cobra.

Em seguida, chamou a família e pediu que o ajudassem a matar o animall. Mesmo sentindo dor, a vítima seguiu de moto até a unidade de saúde mais próxima, a maternidade Santa Costa.

Depois foi transferido para o hospital regional de Caicó, onde passou todo o domingo internado, recebendo hidratação.Nesta segunda-feira (22) o agricultor recebeu alta e passa bem.


FONTE: Icém Caraúbas

Contagem regressiva: 16ª Romaria da Juventude no Lima





 A Pastoral da Juventude da Diocese de Mossoró convida toda juventude para a 16ª Romaria, que esse ano acontecerá no dia 28, domingo,no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, no Lima/RN. O tema deste ano será “Que Vida vale à pena ser vivida?“

A Romaria da Juventude 2012 celebra o Dia Nacional da Juventude e um grande incentivo para a Jornada Mundial da Juventude 2013, no Rio de Janeiro (RJ), com a presença do Santo Papa. A expectativa do setor diocesano de juventude é que cerca de 8 mil jovens de toda a Diocese de Santa Luzia estejam presentes no Santuário do Lima. “A expectativa é muito grande, pois em todos os encontros percebemos os jovens bem motivados “, garante Paula Dantas, do setor de Juventude.

Programação:

4h - Acolhida das paróquias que estão chegando
5h - Santa Missa com Dom Mariano, na Igreja Matriz de Patu
Obs. Depois da missa segue com um arrastão até o Santuário do Lima, com animação de DJ ANGELUS.
7:30h - Chegada do arrastão no Santuário
10h - Show com a Banda Divina Luz, de Natal, atração principal da Romaria
11:30h - Bênção do Santíssimo
12h - Encerramento com o retorno das paróquias as suas cidades
Obs.: Durante o evento, nós teremos lanchonetes, teatro, dança, Expocarisma, Tenda de Adoração no Mirante e confissões.




Mais  informações:
Padre Augusto- 9977.9515
Fabiano Brito- 3321.3157/ 8883.6637
Paula Dantas- 9159.4309

Coordenadores da Festa de São Sebastião 2013 Convidam a comunidade católica para participa de uma reunião


Padre Francisco das Chagas e os Coordenadores das Equipes da Festa do Padroeiro São Sebastião 2013, CONVIDAM toda a comunidade católica para uma reunião que acontecerá no dia 24/10 (quarta-feira), às 19hs na Câmara de Vereadores de nossa cidade,  para juntos compormos as Equipes de trabalho para a festa de 2013.

Aqueles que tenham interesse em assumir a Missão serão bem vindos, para juntos celebrarmos mais uma grandiosa Festa do nosso Padroeiro São Sebastião.

Abaixo segue as Equipes com seus respectivos Coordenadores, é só você escolher em qual se identifica mais e passar a fazer parte dela.

“Sabemos muito bem o que é missões, agora está no momento de vivê-la.” (Marvyo Darley)

Da Assessoria de Comunicação

COMISSÃO CENTRAL

PRESIDENTE:
Robson e Rosinha
VICE-PRESIDENTE:
Hueliton e Carmem
1º TESOUREIRO:
Haroldo e Belzinha
2º TESOUREIRO:
Eilson e Beonira
1º SECRETÁRIO:
João de Deus e Sula
2º SECRETÁRIO:
Wandilson Ramalho e Tica Soares
LEILÃO DE SÃO SEBASTIÃO

COORDENADOR
Nilsinho e Ana Lúcia
LEILÃO DA FAMÍLIA CABOCLA

COORDENADOR
Francélio Nascimento
AFILHADOS(AS)

COORDENADOR
Raimunda Paiva
FESTIVAL DE PRÊMIOS

COORDENADOR
Juninho de Duquinha
BAZAR

COORDENADOR
Alexandre e Marlene
FEIRINHA DE SÃO SEBASTIÃO

COORDENADOR
Lúcio e Tereza
V CAVALGADA COM SÃO SEBASTIÃO

COORDENADOR
Didi e Edilma
CAMINHADA DE SÃO SEBASTIÃO

COORDENADOR
Nilma Fernandes
MARKETING E DIVULGAÇÃO

COORDENADOR
Ricardo e Jara

MDS APRESENTOU NOVO MODELO DO PAA LEITE PARA A REGIÃO NORDESTE

A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Maya Takagi, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), apresentou a representantes do Nordeste e de Minas Gerais as mudanças no Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade de Incentivo à Produção e Consumo de Leite (PAA Leite). A nova sistemática do programa prevê que todos os estados – e os municípios em seguida – devem assinar termo de adesão, em lugar da celebração de convênios.

Maya fez a apresentação ao participar da abertura do seminário sobre a operacionalização do PAA Leite, em Fortaleza (CE), na última segunda-feira (22). Em julho deste ano, o governo federal publicou decreto que alterou o funcionamento do programa.

A nova modalidade do PAA vale para todos os tipos de compras – tanto de agricultores familiares quanto de produtores de leite. A previsão é que, no caso do leite, esteja em funcionamento em fevereiro do ano que vem, quando acabam todos os atuais convênios. 
 Fonte: Site do MDS

UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE DISPONIBILIZA ATENDIMENTO A MORADORES DE LOCALIDADE CARAUBENSE

Unidade Móvel de Saúde disponibiliza atendimento odontológico.

A Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo uma série de ações para facilitar o atendimento à população do município de Caraúbas/RN.

Uma delas é o uso da Unidade Móvel Médico Odontológica, que inclusive está hoje no P.A. Glênio Sá, disponibilizando atendimento odontológico aos moradores da região.

Várias localidades da zona rural caraubense já foram beneficiadas.fonte caraubas hotnews

sábado, 20 de outubro de 2012

Rosalba participa de comemoração pelos 80 anos do Porto de Natal‏


No início da tarde desta sexta-feira (19), a governadora Rosalba Ciarlini esteve no Iate Clube do Natal, onde – ao lado do Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, e do Ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho – participou das comemorações pelos 80 anos do Porto de Natal.
Durante a solenidade, Rosalba Ciarlini e o diretor geral do Idema, Gustavo Szilagyi, entregaram ao diretor presidente da Codern, Pedro Terceiro de Melo, a certificação ambiental do Porto de Natal, o tornando regular. O documento vai permitir o processo de adequação ambiental e a modernização do porto. “Em pouco tempo, o Porto de Natal será um suporte para o Governo Federal, uma empresa competitiva e ecologicamente correta”, disse Pedro Terceiro, afirmando que em agosto de 2013 estará inaugurando o novo Terminal de Passageiros de Natal.
Ainda no evento, a Governadora foi agraciada com a Medalha do Mérito Portuário por sua contribuição pelo crescimento do Porto de Natal. “Para que o Rio Grande do Norte cresça é preciso que a gente tenha através do Porto uma porta de entrada para turistas que vêm conhecer nossas belezas, além de uma estrutura adequada para promover o desenvolvimento econômico do estado”, disse Rosalba Ciarlini.
SELO COMEMORATIVO
Os Correios também participaram da solenidade homenageando os 80 anos do Porto de Natal com o lançamento de um selo personalizado, feito em parceria com o Ministério das Comunicações. Seis mil unidades foram produzidas e a governadora Rosalba Ciarlini foi presenteada com um dos selos.fonte blog do robson pires

Governadora Rosalba Ciarlini participa de celebração dos 25 anos da Intertv Cabugi



A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, participou na noite desta sexta-feira (19), do coquetel em celebração ao 25º aniversário da Intertv Cabugi, uma das principais emissoras do RN. A governadora esteve acompanhada do assessor de Comunicação Social, Alexandre Mulatinho, do deputado Federal Henrique Eduardo Alves, do senador José Agripino Maia, da prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, e da prefeita eleita da capital do Oeste, Cláudia Regina.
Rosalba Ciarlini falou da importância da emissora para o RN e enfatizou a relevância do veículo para a garantia do processo democrático. “Pela Intertv Cabugi a população pode participar de tudo o que acontece não só no nosso Estado, mas também no mundo. Com certeza, a emissora ajuda muito no processo democrático e de cidadania, além de contribuir para um RN maior, veiculando ações que vão acontecendo, ao mesmo tempo em que traz o lazer, entretenimento e momentos de muita alegria”.
O deputado Henrique Eduardo Alves agradeceu a governadora e relembrou o surgimento da emissora como um grande sonho do seu pai, Aluízio Alves “um homem obstinado e idealista em tudo o que fazia”.fonte blog do robson pires

Cinco lugares que você deve conhecer antes que eles desapareçam


Cinco lugares que você deve conhecer antes que eles desapareçam
1) Nauru (foto)
Nauru é a menor república independente do mundo e o único país que não possui uma capital oficialmente. A pequena ilha, localizada no Oceano Pacífico Sul, possui área de 21 km² e pode se tornar completamente inabitável em breve. Isso, porque desde o começo do século 20, Nauru tem sido uma das principais fontes mundiais de fosfato, um composto mineral formado ao longo do tempo a partir do excrementos de aves.
O fosfato é um recurso limitado, extremamente importante para a produção de fertilizantes. A mineração de fosfato fez com que Nauru enriquecesse rapidamente, se tornando o segundo maior PIB per capita do mundo. Mas basear a economia de um país inteiro apenas em esterco não é nada estratégico…
Em breve o fosfato acabará. Estima-se que as reservas estarão completamente exauridas em 2050, deixando Nauru sem exportação rentável e sem terras decentes e cultiváveis, já que a mineração de fosfato torna a terra imprópria para ser cultivada ou habitada. Cerca de quatro quintos da ilha está devastada. Outro problema, é que a paisagem se transformou em ruínas, que coletam tanto calor e ar quente que impede que nuvens de chuva se formem.
Atualmente, Nauru importa quase toda sua comida e água e não parece haver qualquer indústrias pronta para substituir a mineração - já que o fosfato está desaparecendo.  O país vende licenças de pesca, principalmente a Taiwan e Austrália e o índice de desemprego é de 90%.
Editora Globo Foto: Divulgação
2) O mar morto
Famoso por ser o lugar mais baixo da Terra (aproximadamente 426 m abaixo do nível do mar) e por ser tão salgado que é possível boiar sem esforços sobre ele, o Mar Morto é um lago de água salgada localizado no Oriente Médio. Mas ele pode sumir e deixar apenas um rastro de sal e sujeira. Isso porque o Mar Morto está evaporando em uma velocidade impressionante, perdendo quase 1 m de área por ano.
Para entender o fenômeno, turistas têm visitado o Spa de Ein Gedi. Quando foi inaugurado, há 20 anos, era só sair pela porta de trás do spa para estar a poucos metros da água salgada. Mas o mar recuou tanto, que a distância aumentou para 1,6 km.
O desaparecimento do Mar Morto também se deve a um problema diplomático. Nas últimas décadas, israelenses, palestinos e jordanianos desviaram água do rio Jordão -  afluente do Mar Morto. Populações crescentes e o aumento agricultura contribuíram para esses desvios. Várias soluções foram propostas, uma delas seria a implementação de um canal que canalizaria a água do Mar Vermelho para o Oriente Médio. O único problema é que esse (e qualquer outro) plano depende de uma relação amigável entre Israel, Palestina, Jordânia – que pode não acontecer tão cedo…
Editora Globo Foto: Luciana Márquez
3) Cidade do México
A Cidade do México foi construída pelos astecas sobre um antigo lago. Mas no século 16, os colonizadores espanhóis preferiram manter a aparência tradicional da urbanização, então, o lago foi esvaziado e a cidade fiel ao estilo europeu foi construída em seu lugar. Quase imediatamente, eles perceberam que foi uma péssima ideia. Fundações afundundaram no barro mole e deixou edifícios inclinados em ângulos estranhos.
Se fosse só isso, a Cidade do México poderia ser apenas um pouco excêntrica e até mesmo charmosa.  Mas, durante o século 20  a população aumentou e o governo teve de procurar novas fontes de água. Eles acabaram bombeamento grande parte da água para fora do aquífero subterrâneo que alimentava o lago – outra péssima ideia. Com o aquífero vazio, a argila mole acima afundou mais rápido ainda, ficando cada vez mais profunda.
Os espanhóis usaram as pedras de Tenochtitlán para fazer as novas obras e acabaram aterrando o lago para ampliar o território. O aterramento criou um solo instável e frágil. A terra não suporta o peso das construções e vários prédios, igrejas, monumentos e até mesmo as ruas apresentam desnível e rachaduras.
No século passado, a Cidade do México afundou mais de 9 m e a cidade afunda cerca de 20 cm por ano. Para piorar: ainda não há nenhum plano claro para fazer a cidade parar de afundar e ainda fornecer água para mais de 22 milhões de pessoas. Sugerimos que você corra para a fronteira com um câmera e tire algumas fotos enquanto ainda há tempo.
Editora Globo (Foto: Shirl – flickr.com/photos/26063977@N00)
4) Amish Country
Em 20 anos, ainda haverá pessoas Amish, grupo religioso cristão, e ainda haverá o lugar conhecido como “País dos Amish”. Mas ele será muito diferente de suas versão tradicional.
Os Amish, emigraram da Europa para os Estados Unidos no século 18, e desde então vivem da agricultura e mantêm um estilo de vida livre de tecnologia . Eles se isolam do resto da população desde os anos 1970, mas isso pode mudar. Por quê? Por conta do aumento do preço das terras. As famílias amish têm uma média de sete filhos, o que significa que a comunidade tem crescido rapidamente, com menos espaço para expandir.
Como as regiões rurais tornaram-se mais populares, lugares que eram terras há 20 anos estão divididos entre fábricas e centros empresariais (para não mencionar os condomínios turísticos…). Basicamente, os Amish precisam de mais terra, que hoje é mais escassa e cara.
O que a comunidade religiosa separatista poderia fazer? Tornar-se menos separatista. Hoje, a maioria dos Amish não tem a agricultura como sua única fonte de renda. Além de manter negócios relacionados até mesmo com a indústria do turismo, alguns Amish têm trabalhado em áreas diferentes, fazendo com que seja cada vez mais difícil manter a tradição separatista.
Editora Globo (Foto: Stig Nygaard) 5) Freetown Christiania
A area conhecida como Christiania Freetown era, originalmente, uma base militar que tinha a missão de defender um dos principais cursos de água da capital dinamarquesa. Mas em 1971, foi ocupada por invasores de uma natureza que nem ninguém do exército dinarmaquês foi capaz de prever: hippies.
A base não estava sendo usada, por isso foi tão fácil ocupar a terra sem precisar estar armado. O grupo declarou a base abandonada como sendo seu próprio país autônomo. Com pouca resistência graças ao governo tolerante, os moradores de Christiania passaram os últimos anos vivendo em uma sociedade em que todos os bens eram de propriedade coletiva, todas as decisões eram tomadas por consenso do grupo e toda a maconha crescia e era vendida abertamente. Através desses anos, os hippies se tornaram “empresários” também. Fundaram empresas e abriram cafeterias e lojas de todos os tipos.
Apesar de ser uma das principais atrações turísticas da cidade de Copenhagen, os dias de Christiania podem estar contados. Desde 2004, o recém-eleito governo (considerado conservador) tem reprimido a cultura hippie. Primeiro, realizando uma operação de apreensão às drogas e, mais recentemente, criando um plano de desenvolvimento no território (que tecnicamente ainda é propriedade federal).
Segundo o jornal Post Copenhague, adultos que vivem em Christiania teriam pago previamente cerca de US $ 45 (o equivalente a R$90) por mês para viver lá. Agora, eles terão de pagar ao governo algo em torno de US $ 800 (cerca de R$1600) por mês. Além disso, o plano dá ao governo o direito de derrubar algumas casas construídas por hippies e substituí-las por condomínios